NOSSO SISTEMA

✔︎ Tecnologia desenvolvida na Região Nordeste, visando dotar a sociedade de mais informações sobre os preços praticados no mercado local.

✔︎ Permite a todos os cidadãos conhecerem os preços recentes de mais de 500 mil produtos comercializados em toda a Bahia.

✔︎ Todos os dias são processados, em média, 3,8 milhões de notas fiscais, com picos superiores a 4,6 milhão de vendas.

✔︎ Os dados abrangem um universo de até 180 mil estabelecimentos de todos os 417 municípios baianos.

✔︎ Também está disponível para as plataformas Android e IOS.

Baixe agora e saiba onde comprar mais barato usando seu dispositivo móvel.

SOBRE OS DADOS

Todos os preços apresentados pela plataforma Preço da Hora são oriundos da base de dados das Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFC-e, modelo 65) e das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e, modelo 55). Tais notas são emitidas no momento da compra junto aos estabelecimentos comerciais e autorizadas pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA). As informações apresentadas pelo sistema não correspondem a anúncios, promoções ou qualquer tipo de ação comercial.

Os dados apresentados, tais como preço, descrição do produto e número do código de barras são públicos e obtidos diretamente dos campos existentes nas NF-e e NFC-e, sendo de responsabilidade direta das empresas contribuintes.

Cabe a cada fornecedor criar, manter, alterar ou extinguir sua política de preços e descontos. A informação consignada na nota fiscal é exibida pelo Preço da Hora Bahia da maneira como foi informada, salvo se detectada flagrante inconsistência, ocasião em que a Sefaz-BA por excluí-la da exibição.

As imagens utilizadas na plataforma são meramente ilustrativas e podem variar em relação à aparência real dos produtos. As imagens são capturadas por algoritmos de busca que utilizam a descrição dos produtos contidas nas notas fiscais.

A fim de reduzir a volatilidade e garantir uma melhor comparação dos preços, não foram incluídos neste sistema os preços praticados por estabelecimentos comerciais cuja atividade principal sejam Alojamento (como hotéis e pousadas) ou Alimentação (bares e restaurantes), baseados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Além das Notas Fiscais, o sistema faz uso dos seguintes dados: Código Internacional de Produtos (GTIN); Divisão Territorial do Brasil e Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Base cadastral dos contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA); Códigos dos Produtos, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Tabelas de Classificação da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

DESENVOLVIMENTO

O Sistema Preço da Hora é fruto de parceria entre o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) e o Governo do Estado da Paraíba, desenvolvido pelo Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA/UFPB) com a participação dos seguintes órgãos técnicos:

Mediante a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica assinado entre o Governo da Paraíba, o Tribunal de Contas da Paraíba e o Governo do Estado da Bahia em 16/09/2019, este sistema foi cedido para ser implantado no Estado da Bahia.

Coube à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia adaptar e implantar o sistema em nosso estado, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB).

O Preço da Hora Bahia foi criado pela Portaria no. 42 de 22 de maio de 2020, da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia , publicada no DOE n° 22.908 de 23/05/2020.

REALIZAÇÃO


ADAPTAÇÃO